terça-feira, 28 de julho de 2009


O QUE É APOLOGIA CRISTÃ?

Muitas pessoas se perguntam o que é Apologia e como deve ser usada, pois bem, Apologética deriva do grego “apologia” seu significado “defesa verbal”, usada para defender e responder com provas adequadas e consistentes a Fé Cristã perante conceitos anti-bíblicos, A palavra grega nos escritos neotestamentario para "responder" é apologia como no texto de 1Pe 3.15 “ antes santificais em vosso coração a Cristo como Senhor, e estais sempre preparados a “responder” com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” .
Apologia não é:
1. Apologia não é criticar religiões aléias.
2. Apologia não consiste em menosprezar outras crenças.
3. Apologia não é guerrear com os demais credos.
Apologia é uma arma de defesa e não de ataque, um instrumento que somente pode ser usado quando necessário, e não em todos os momentos, só terá valia quando alguém tencionar ferir a fé cristã.
Apologia é parte inseparável da teologia, sendo que aquela se serve desta, para desenvolver um plano lógico e sistemático nas questões argumentativas concernentes a Fé Cristã.
O cristianismo é uma religião que por sua natureza exclui quaisquer outros credos como verdadeiros, a não ser ele mesmo. Por isso, ele entra em choque com as demais religiões existentes, que são sem exceções, produtos das idéias dos homens, que na ânsia de sua procura pelo sagrado, por Deus, aliena-se nas suas próprias imaginações, resultado da depravação total da qual está sujeita a humanidade sem Deus. Enquanto as demais religiões apresentam vários intercessores e deuses e, mormente, vários caminhos que levam a tais deidades, o cristianismo por sua vez apresenta um só mediador e um só caminho que leva exclusivamente a apenas um único Deus verdadeiro.
Nesse âmbito de varias religiões entra Apologia como uma defesa solida contra heresias e doutrinas humanas, assim Apologia se torna um mecanismo de filtragem, para que quando o alimento, ou seja, a palavra de Deus chega até as ovelhas não chegue contaminado mais sim um alimento puro.

Seminarista/Apologista: Isaias Soares Salvador Dias. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário